sábado, 25 de dezembro de 2010

Álbum Beatnik


Fotos do poeta Allen Ginsberg editadas em livro mostram rotina de nomes que mudaram a face da literatura norte-americana 

Fotos Divulgação/Allen Ginsberg/"Beat Memories"/National Gallery of Art, doação de Gary S.Davis
AUTORRETRATO
No dia de seu 70º aniversário (1996), Allen Ginsberg posa emsua cozinha

THALES DE MENEZES
DE SÃO PAULO 

Ser considerado o grande poeta americano da segunda metade do século passado, um dos nomes que forjaram a geração beat e um ativista da pesada, ao mesmo tempo delicado e encrenqueiro, tudo isso não bastou para Allen Ginsberg (1926-1997). Ainda arrumou tempo para ser um fotógrafo de mão cheia.
De maio a setembro deste ano, 79 fotos feitas por ele foram expostas na National Gallery of Art, em Washington.
O nome da mostra caiu bem: "Beat Memories". É mesmo a memória da geração beat impressa em preto e branco. Desde 1953, quando comprou uma câmera Kodak de segunda mão, o poeta enxergou pelo visor da máquina o dia a dia dos beatniks.
Aparecem nas fotos nomes como William S. Burroughs e Jack Kerouac. Os dois, ao lado de Ginsberg, foram a força motora do movimento beat, a literatura de vivências regada a jazz e drogas que marcou uma juventude rebelde e existencialista.
"Beat Memories" foi agora editada em livro por Sarah Greenough, chefe do departamento de fotografia da National Gallery of Art.
A obra é mais do que a simples exibição das fotos -que sozinhas já têm forte impacto, percebendo-se em algumas o caráter quase sacro de celebração da vida que Ginsberg imprimia na poesia.
As imagens são acompanhadas de comentários do autor escritos à mão; quando não trazem revelações curiosas, têm humor e, claro, o texto refinado de Ginsberg.
O volume é complementado com uma cronologia das atividades fotográficas do poeta e uma entrevista, de 1991, na qual ele fala desde buscas estéticas até os modelos de câmera que usou. Ícones beatniks surgem em imagens não tão comuns.
William S. Burroughs (1914-1997), autor de "Junkie", é mais conhecido em fotos na terceira idade. Ele em 1953, com 38 anos, surpreende.
Efeito oposto ocorre com Jack Kerouac (1922-1969). O autor do romance autobiográfico "On the Road" sempre é associado à imagem de bonitão, com o cabelo penteado com brilhantina e o indefectível cigarro na boca.
Fotos de Ginsberg mostram Kerouac nos anos 1960, quando os efeitos de bebidas e drogas deixaram o escritor acabado, aparentando muito mais do que os 40 e poucos anos que tinha à época.
Os homens com os quais Ginsberg se relacionou estão no livro, e há muito carinho dedicado a Neal Cassidy, o "galã" dos beats, que inspirou o personagem Dean Moriarty, de "On the Road".
Retrato de uma efervescência cultural da América, "Beat Memories" cativa fãs com seu jeitão descontraído de álbum de família.

BEAT MEMORIES 

AUTOR Allen Ginsberg
EDITORA Prestel USA (importado)
QUANTO US$ 49, 144 págs.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2512201011.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário